Radiolusitano

@Radiolusitano@
 
InícioPortalCalendárioGaleriaFAQBuscarRegistrar-seMembrosGruposConectar-se

Compartilhe | 
 

 «Terra Sonâmbula» ganha prémio da crítica na Índia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
mariana
Administradora
Administradora
avatar

Feminino
Número de Mensagens : 377
Idade : 46
<font color=#FF0000>Apresentação</font> :
Data de inscrição : 09/12/2007

MensagemAssunto: «Terra Sonâmbula» ganha prémio da crítica na Índia   Seg 17 Dez 2007 - 18:43

«Terra Sonâmbula» ganha prémio da crítica na Índia
O filme Terra Sonâmbula, da realizadora portuguesa Teresa Prata, conquistou sexta-feira o Prémio da Federação Internacional da Crítica de Cinema no Festival Internacional de Cinema que decorreu em Kerala, na Índia

De acordo com fonte próxima da agente da realizadora, a primeira longa-metragem de Teresa Prata foi considerada pelo júri do festival «um emocionante e comovente conto dentro de um conto (...), uma festa para os sentidos merecedora de reconheciento no futuro».

Depois da estreia absoluta a 27 de Agosto deste ano, no Festival de Cinema de Montreal (Canadá), Terra Sonâmbula estreou-se na Europa em Outubro, no Festival Internacional de Cinema de Mannheim-Heidelberg (Alemanha).

A cineasta, formada em argumento e realização pela Deutsche Film und Fernsehakademie Berlin (Academia de Cinema e Televisão de Berlim), é também autora das curtas-metragens Uma Questão de Vida ou Morte (1994), Mil Olhos, O Sonhador do Oeste (1996), Leopoldo (1999) e Partem tão Tristes, os Tristes (1999).

Terra Sonâmbula, a sua primeira longa-metragem, é uma co-produção portuguesa (Filmes do Fundo), alemã (ZDF/ARTE), e moçambicana (ÉbanoMultimédia), com o apoio do Ministério da Cultura, através do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), da RTP, e do Instituto Camões.

O filme, que conta a história de Muidinga, um menino moçambicano que procura a família em plena guerra civil, só tem dois actores profissionais no elenco, a moçambicana Ana Magaia e a portuguesa Laura Soveral.

Os restantes actores, incluindo o menino de 12 anos que protagoniza Muidinga (Niko Lauro Teresa), são amadores que responderam a anúncios colocados pela realizadora em jornais e na televisão moçambicanos.

Em anterior entrevista à Lusa, Teresa Prata disse que leu Terra Sonâmbula quando ainda era estudante de cinema em Berlim, cidade onde continua a residir.

A realizadora, que passou a infância em Moçambique e a adolescência no Brasil, achou a história «maravilhosa e fantástica», e decidiu passá-la ao cinema, com o consentimento de Mia Couto, que quando visionou a longa-metragem gostou da adaptação feita por Teresa Prata.

«Foi um projecto duro e longo, mas, durante estes sete anos, nunca deixei de acreditar nele», disse ainda a realizadora sobre o filme, totalmente rodado no sul de Moçambique, num perímetro de 200 quilómetros em redor de Maputo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
«Terra Sonâmbula» ganha prémio da crítica na Índia
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Engine Sistema Solar (terra)
» [Mundo Real] Tempestade solar se aproxima da Terra e pode afetar equipamentos
» Apresentação, troquei o alcatrão pela terra!
» Terra na caixa do filtro de ar
» RPG: Ganha medalhas altomaticamente

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Radiolusitano :: Notícias-
Ir para: