Radiolusitano

@Radiolusitano@
 
InícioPortalCalendárioGaleriaFAQBuscarRegistrar-seMembrosGruposConectar-se

Compartilhe | 
 

 A descoberta do manto de invisibilidade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
zucabrava
Administrador
Administrador
avatar

Masculino
Número de Mensagens : 403
Idade : 59
<font color=#FF0000>Apresentação</font> :
Data de inscrição : 10/12/2007

MensagemAssunto: A descoberta do manto de invisibilidade   Qui 27 Dez 2007 - 2:23


Imagem cedida por NewsCom

Se Clay tivesse um manto de invisibilidade, ele não teria de ser uma mosca em sua parede. Mas, pelo jeito, ele já é uma mosca.

Aqui está mais uma notícia que fará sucesso entre os fãs de Star Trek e de Harry Potter e que vai realizar o sonho de Clay Aiken. Não tem nada a ver com as técnicas mentais secretas para desaparecer de uma reunião de equipe.

Sir John Pendry, do Imperial College de Londres, e o time de cientistas trans-Atlantic estão trabalhando em conjunto para desenvolver um manto real de invisibilidade. Quando o projeto for concluído (a previsão é em 2011), o manto funcionará da mesma maneira como nos filmes. A pessoa ou objeto coberto pelo manto desaparecerá completamente.

Falamos sobre um outro manto de invisibilidade, em 2005, que utilizava um tecido refletor, uma câmera de vídeo, um computador e um projetor e tornava o utilizador "quase" invisível. Esse tecido refletor é, na verdade, opaco e formado por pequenos grãos. Enquanto outros materiais refletem ou deixam a luz difusa, esse manto manda a luz de volta para sua fonte. Mas tudo que ele faz é criar uma reflexão mais brilhante. É nesse momento que entra o computador, a câmera de vídeo e o projetor. O manto de invisibilidade se torna a tela do projetor e mostra justamente o que a câmera, que está atrás da pessoa que veste o manto, captura.


Imagem cedida pelo Laboratório Tachi, Universidade de Tóquio

Para entender melhor o que acontece, aqui está um resumo da reflexão descrita no artigo Como funciona a luz:



Quando uma onda de luz atinge um objeto, o resultado depende da energia da onda de luz, da freqüência natural em que os elétrons vibram no material e a força com que os átomos no material seguram seus elétrons. Baseados nesses três fatores, quatro coisas diferentes podem acontecer quando a luz atinge um objeto:

* as ondas podem ser refletidas ou espalhadas no objeto
* as ondas podem ser absorvidas pelo objeto
* as ondas podem ser refratadas pelo objeto
* as ondas podem passar pelo objeto sem produzir qualquer efeito

Mais de uma possibilidade acima pode acontecer.


Na absorção, a freqüência da onda de luz está próxima da freqüência dos elétrons no material. Os elétrons pegam a energia da onda de luz e começam a vibrar. O que acontece depois depende de quão forte é a ligação dos átomos com seus elétrons. A absorção ocorre quando os elétrons estão bem juntos e passam as vibrações para os núcleos dos átomos. Isto faz com que os átomos acelerem, colidam com outros átomos no material e devolvam calor como resultado das vibrações.

A absorção de luz transforma um objeto em negro ou opaco de acordo com a freqüência da onda de luz. A madeira é opaca para a luz visível. Alguns materiais são opacos para algumas freqüências de luz e transparente para outras. O vidro é opaco para a luz ultravioleta e transparente para a luz visível.

Pendry e seu time trabalham em um manto que não utiliza o equipamento de vídeo citado anteriormente. O manto deles (que realmente é um escudo de invisibilidade, em razão de seu tamanho e espessura) será feito de metamateriais que não absorvem nem refratam a luz, mas fazem o redirecionamento. Atualmente, o time só é capaz de trabalhar com comprimentos de onda maiores que o da luz. Eles têm estatísticas para provar que a invisibilidade é possível; por enquanto, porém, é somente teoria. Atualmente, existe somente a tinta invisível e... este cara aqui.





Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
A descoberta do manto de invisibilidade
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Posso ser descoberto por domínio ou ip? leis do brasil?
» Descoberta vulnerabilidade no AirOS da Ubiquiti
» [Tutorial]Invisibilidade Parcial
» Descoberta de Rede
» [TUTORIAL] Impedir a invisibilidade nas versões phpBB 2 e punBB

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Radiolusitano :: Ciência-
Ir para: