Radiolusitano

@Radiolusitano@
 
InícioPortalCalendárioGaleriaFAQBuscarRegistrar-seMembrosGruposConectar-se

Compartilhe | 
 

 É possível gerar eletricidade direto do calor?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
zucabrava
Administrador
Administrador
avatar

Masculino
Número de Mensagens : 403
Idade : 60
<font color=#FF0000>Apresentação</font> :
Data de inscrição : 10/12/2007

MensagemAssunto: É possível gerar eletricidade direto do calor?   Qui 27 Dez 2007 - 2:27

Se você tem como obter muito calor, então pode fazer o que as usinas de energia fazem: usar o calor para produzir vapor e o vapor para fazer girar uma turbina. A turbina pode conduzir um gerador, que produz eletricidade. Essa configuração é muito comum, mas requer uma série de equipamentos e espaço.

Se você quiser gerar eletricidade do calor de uma forma simples e sem ter partes móveis, isto geralmente envolve o uso de termopares.

Os termopares se beneficiam de um efeito elétrico que ocorre nas junções de metais diferentes. Por exemplo, pegue dois fios de ferro e um de cobre, entrelace uma ponta do fio de cobre e a outra do segundo fio de ferro. Faça o mesmo com a outra ponta do fio de cobre e a outra do fio de ferro. Se você aquecer uma das junções entrelaçadas (talvez com um fósforo) e ligar as duas pontas livres a um medidor de voltagem, poderá medir uma tensão. Da mesma forma, se prender os dois fios de ferro a uma bateria, uma junção se aquecerá e outra ficará fria.

Os satélites de planetas como Júpiter e Saturno estão tão distantes do Sol que não podem usar painéis solares para gerar eletricidade. Estes satélites usam GTRs (geradores termoelétricos de radioisótopos) para gerar sua energia. Um GTR usa material radioativo (como o plutônio) para gerar calor e termopares para converter o calor em eletricidade. Os GTRs não possuem partes móveis, por isso são confiáveis, permitindo que o material radioativo gere calor por muitos anos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
É possível gerar eletricidade direto do calor?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Radiolusitano :: Ciência-
Ir para: