Radiolusitano

@Radiolusitano@
 
InícioPortalCalendárioGaleriaFAQBuscarRegistrar-seMembrosGruposLogin

Compartilhe | 
 

 É possível parar o tempo?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
zucabrava
Administrador
Administrador


Masculino
Número de Mensagens : 403
Idade : 59
<font color=#FF0000>Apresentação</font> :
Data de inscrição : 10/12/2007

MensagemAssunto: É possível parar o tempo?   Qui 27 Dez 2007 - 2:30

Digamos que você esteja em um avião viajando para o oeste ao redor da linha equatorial da Terra. Na linha do equador, os fusos horários estão a um pouco mais de 1.609 km de distância, então para atravessar um deles a cada hora, o avião teria de voar a uma velocidade de 1.609 km/h.

Se você começasse a voar ao meio-dia, à uma da tarde (de acordo com o seu relógio) você atravessaria um fuso horário fazendo com que seja meio-dia novamente. Esse processo continuaria enquanto seu avião pudesse permanecer no ar. Assim que seu relógio passasse das 12:59, você o faria voltar para o meio-dia de novo. Durante toda a sua viagem ao redor da Terra em direção ao oeste, o tempo ficaria entre meio-dia e uma da tarde.

Na verdade, você estaria mantendo sua posição na Terra em relação ao sol. Você estaria voando na mesma velocidade em que a Terra está rodando, mas indo em direção contrária, portanto o sol ficaria sempre na mesma parte do céu. Sabemos que ao meio-dia o sol está aproximadamente acima de nossas cabeças, então nessa jornada o sol estaria sempre acima do avião. Na verdade, você estaria perseguindo o meio-dia ao redor do mundo. Se você prefere pores-do-sol, você poderia observar um pôr-do-sol eterno se partisse em sua jornada para o oeste assim que o sol começasse a se pôr.

E se o avião pudesse permanecer no ar por dias ou até semanas? Você ficaria parado no tempo para sempre? A resposta é que a hora do dia seria sempre a mesma, mas a data continuaria a mudar. A hora estaria sempre entre meio-dia e uma da tarde, mas cada vez que você cruzasse a Linha Internacional de Data, no mesmo momento seria meio-dia do dia seguinte.

A Linha Internacional de Data vai do Pólo Norte até o Pólo Sul, através do Oceano Pacífico. Ela fica do lado oposto da linha do meridiano (que é Greenwich, na Inglaterra).

Antes que a Linha Internacional de Data fosse estabelecida, o explorador português Ferdinand Magellan, que foi o primeiro a navegar ao redor da Terra, descobriu que quando voltou, havia passado um dia a mais do que o esperado. Seus tripulantes haviam calculado os dias com atenção em seus diários, e aconteceu que durante quase três anos de viagem, eles haviam visto um nascer do sol e um pôr-do-sol a menos do que as pessoas que estavam em terra.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
É possível parar o tempo?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [Engine]Voltar no tempo - Estilo "Braid"
» Pessoas que perdem seu tempo, e nos fazem perder tempo, no Youtube
» Como fazer que algo aconteça ao passar uma quantidade de tempo.
» [Duviada]Tempo
» PROBLEMA: movimentar para diagonal e atirar (ao mesmo tempo)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Radiolusitano :: Ciência-
Ir para: