Radiolusitano

@Radiolusitano@
 
InícioPortalCalendárioGaleriaFAQBuscarRegistrar-seMembrosGruposConectar-se

Compartilhe | 
 

 Alimentação saudável/Soja / Edamame

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
mariana
Administradora
Administradora
avatar

Feminino
Número de Mensagens : 377
Idade : 45
<font color=#FF0000>Apresentação</font> :
Data de inscrição : 09/12/2007

MensagemAssunto: Alimentação saudável/Soja / Edamame   Ter 11 Dez 2007 - 15:19

Soja / Edamame

A soja "verde e fresca" é apanhada ainda na sua vagem, e é servida depois de cozida em água temperada com sal. Que eu saiba só se vende congelada sem a vagem (só os feijõezinhos muito apetitosos), basta descongelar e está pronta a comer.

Se calhar já provou (num restaurante japonês no estrangeiro) esta leguminosa verdinha sob outro nome: "Edamame". E com isto já vamos em três nomes... Optarei por usar Edamame - é menos ambíguo e tem menos letras.

A Edamame é da mesma espécie do feijão de soja que se calhar já conhece (Glycine max L.) mas tem uma semente maior, é mais doce, tem uma textura mais macia e melhor digestibilidade. O valor nutricional, por 100 g, e os benefícios para a saúde incluem:

Apenas 120 calorias; um bom alimento para qualquer regime de emagrecimento ou manutenção do peso.

Muita proteína e de elevada qualidade (11 g); quando comparada com as outras leguminosas é a mais rica em proteína e a única que tem proteína completa, ou de qualidade equivalente à da carne/peixe (daí dizer-se que a soja é um substituto à carne). Ainda por confirmar, mas possivelmente as isoflavonas de soja protegem-nos contra certos tipos de cancro (mama, endométrio, próstata e cólon), amenizam os sintomas da menopausa e previnem o agravamento da osteoporose associada; talvez previna e trate hipertensão.

Pouca gordura (5 g) e de boa qualidade; quando comparada com outras leguminosas tem mais gordura; em relação à carne tem menos mas é uma gordura mais saudável, porque é de origem vegetal (e por isso não tem colesterol). Protege-nos de doenças cardiovasculares, baixa o "mau" colesterol (LDL) e eleva o "bom" (HDL). Relativamente baixo teor de hidratos de carbono comparado com outros feijões (10 g). Boa fonte de energia e poder saciante.

É naturalmente uma boa fonte de fibra (5 g). Poder saciante e ajuda a regular o trânsito intestinal. Tem ainda cálcio, vitamina C e ferro em quantidades apreciáveis.

Quanto às sugestões culinárias, estas duas idéias surgiram nos meus almoços mais recentes - durante a semana eu cozinho simples e rápido:

1- Nhoqui de batata em molho de tomate, cebola e especiarias + EDAMAME
O resultado é fantástico, pois as cores (encarnado, branco e verde forte), o cheirinho e as texturas são maravilhosas.
Visto que a Edamame não precisa de ser cozinhada, eu adicionei no final directamente no prato, que depois levei ao microondas uns minutos para descongelar e aquecer.

2- Batata doce assada, atum em azeite + EDAMAME
Batata doce pequena: esfreguei/lavei bem, cortei ás rodelas e coloquei numa tigela sem mais nada. Microondas uns 3-4 minutos ou até ficar molinha. Edamame: adicionei uma quantidade razoável (olhómetro é a minha especialidade), e depois mais uns 2-3 minutos no microondas para descongelar e aquecer.
Colocar num prato estes vegetais. Depois escorrer uma lata de atum e servir. Saboreie a Edamame ainda "al dente" para usufruir das diferentes texturas. Comentário nutricional: não era preciso o atum, visto que a soja tem proteínas completas.

Ainda uma outra maneira que sugiro utilizar a Edamame é como aperitivo - como quem come tremoços. Experimente em vez dos amendoíns, tiras de milho ou queijos gordos, pois é mais saudável e menos calórico!

Em resumo: uma excelente aposta nutricional! A incluír na sua alimentação 2 a 3 vezes por semana.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Alimentação saudável/Soja / Edamame
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Radiolusitano :: Saúde e Nutrição-
Ir para: